Igreja Una Santa Católica e Apostólica


O medo da verdade

02/09/2013 17:04

Qual o maior medo que paira sobre a humanidade deste século? Eu respondo; a verdade!

 

Em todos os campos de uma sociedade nunca se temeu tanto algo, como a verdade, e isto é constatado de todos os lados e formas, há um pavor da verdade e para vencer esta fobia se criam “suas verdades” ou verdades relativas, como que cada qual traz para si, aquilo que pensa ser verdade.

 

Mas isto é verdade?

 

Quando vivemos em uma sociedade em que a mentira se tornou corriqueira e os meios de informação estão vendidos, para dizer o que é ou não verdade, para assim formatar a opinião de um todo, observamos que cada pessoa cria sua verdade e algo que deveria ser caracterizado por ser imutável, ou seja, a verdade de ontem será a de hoje, torna se a mentira de sempre!

 

É fácil observar a manipulação da verdade em todos os meios: histórico, político, doutrinário e de pensamento, pois o “pensador” está disposto à mentira, do que a ser refutado naquilo que ele garantia ser verdade. Não existe mais um temor à honestidade intelectual, pouco importa se oque se conta ou como se conta, importa se vai cair no “gosto” dos que escutam ou se tendencionará para um fim especifico.

 

Esperar daqueles que não se baseiam pelas leis morais do homem, que exerçam ou digam sempre a verdade, seria muito para nós; visto que boa parte tem, em seu caráter a desconstrução do que seja a verdade, e esta é a sua “missão” própria. Quando pensamos em professores, historiadores, políticos, militantes... que tecem seus pensamentos ufanados de sentimento, para demolir algo, que em sua sólida e embasada raiz, a verdade, para um fim próprio que seria destruir o seu esplendor, pois ela vai de encontro com as suas teses e argumentos já caídos. Mas a propaganda contrária à verdade, em todos os campos é muito mais bem orquestrada que o anúncio da própria verdade, a mentira contada diversas vezes, pelo inventor dela, tornou se “verdade” para o próprio autor e compositor da mentira, que ele mesmo já não sabe quando e onde a tornou pública e com isso dissemina esta mentira com tanta ênfase, que parece a maior de todas as verdades, para ele mesmo.

 

Biblicamente aprendemos que a mentira tem um só pai, o diabo – diabolôs (divisor), mas poderíamos dizer que existem mentiras tão bem elaboradas com um fim tão claro, que até o diabo duvida! (sic).

 

E porque a mentira (que deveria ter perna curta) é tão disseminada e tão acreditada? Primeiramente porque muitos homens cansaram de buscar a verdade (Deus), e estão dispostos a provar sempre que existem outras “verdades” mesmo à custa de mentiras e quando a vida é repleta de mentiras a verdade se torna relativa (cada qual com a sua). E o homem moderno por se acostumar com a mentira, esqueceu-se do sabor da verdade e esta disposto a aceitar, tudo que lhe ponham sobre a mesa, como verdade. Mesmo que sejam “verdades” feitas em laboratórios, com um fim específico e construídas para afetar diretamente a realidade e permeadas de mentiras armadas.

 

Fatos observados como contos da historia, da Igreja, politica, Idade média, inquisição, Jesus como personagem histórico, protestantismo, Antigo testamento, moralidade entre outros... quando questionadas as fontes daquilo que a “verdade coletiva” prega sem o menor embasamento, nos torna, por questionar, em “Os Teóricos da Conspiração”; pois a verdade é dura e o desejo que a verdade realmente nos liberte nos tira da redoma de vidro, imposta com intuito de a temermos.

A falta da verdade nos meios acadêmicos não nos cria tanto medo, visto que basta um pouco, mas muito pouco de exame para verificar ali um erro, seja cronológico, seja do fato, seja da historia contada, mas a preguiça intelectual de muitos, forma os apóstolos da mentira e a mentira repetida milhões de vezes se torna a mais “pura verdade”.

 

E quando a mentira invade as pregações nos púlpitos das Igrejas, onde deveríamos esperar a verdade e nada mais do que a verdade, e muitas vezes exposta não pela mentira em si contada, mas pelo medo da verdade e aquilo que custa a pessoa de dizer: ESTA É A VERDADE!

 

Temos medo da verdade, pois ela expõe tudo a sua luz e a Verdade é Deus! E este pavor açucara a mentira e relativiza a verdade, mas desde quando tirar “escamas” dos olhos de alguém é um processo indolor?

 

Ser um apóstolo da verdade causa no individuo muito mais dor do que glórias, mais perseguição do que aplausos, mais lutas do que paz! Para nós Cristãos chama se: Cruz nossa de cada dia!

 

Enquanto houver medo da verdade, não haverá mártires da fé, quando não se pregar a verdade nua e pura nos púlpitos das Igrejas teremos elas cheias de sonâmbulos na fé, mas poucos santos. Este pavor de afirmar a doutrina, exortar contra a corrente, que em troca de um antropocentrismo que tira Deus do centro da vida interior do homem e enche de psicologia Freudiana ou Junguiana, fazendo com que consultórios sejam mais importantes que sacrários, furdunço melhor que recolhimento, tirando toda a sacralidade dos gestos cristãos que são permeados da verdade, mas o medo de ofender por um respeito humano se desculpa por uma excessiva dose de caridade, sendo que a caridade e a verdade andam de mãos dadas, mas se os que deveriam ser os guias estão tão cegos quanto suas ovelhas, de onde esperar que os grilhões do medo de ter a verdade sejam quebrados?

 

Não se pode ter medo da verdade, pois ela é um adjetivo de Deus que é (Beleza, Verdade e Bem) absoluto e o depósito da verdade confiado aos homens esta na Igreja que Ele congregou á preço de sangue, por isso e para isso um Católico não pode ter medo de dizer Eu tenho a Verdade! E nada pode me tirar esta certeza!

 

Quem possui medo da verdade a teme principalmente por seu desvio moral, “Não tomeis, porém a liberdade, como pretexto para servir a carne.” (Gl 5,13), pois no local em que Deus habita no homem, no sacrário do coração e consciência e clama: - Conhecereis a verdade e ela vos libertará! (Jo 8,32)

 

Por Junior Mathias

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!