Igreja Una Santa Católica e Apostólica


Lectio Divina - 1ª Domingo do Advento - Ano B

02/12/2017 10:55

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Iniciamos um novo tempo litúrgico. Nesse período de espera (Advento) aguardamos a encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cristo que já celebramos como Rei do Universo agora será o Menino-Deus que em uma manjedoura será apresentado ao mundo como salvação para todos nós.

 

Porém, a liturgia deste primeiro domingo do advento continua a temática da Parusia que estávamos lendo nos últimos domingos do tempo comum. Essa temática da “vinda” agora terá novo foco: Vigiai, pois o Senhor Nascerá.

 

Na primeira leitura, o Profeta Isaías contemplando a expressão de grandeza de Deus destaca a miséria humana como impossibilidade de alcançarmos essa Graça. Nós, por nossos méritos, não merecíamos essa presença grandiosa de Deus vivo e encarnado entre nós. Essa presença grandiosa, faria com que as montanhas se derretessem, mas ignoramos essa presença e nossas obras são como panos sujos. O profeta destaca essa realidade de presença extraordinária que é Deus-Menino que aguardamos e que não temos méritos nessa encarnação.

 

A chave para entender essa presença viva de Deus e acolher com doçura o Menino-Deus é a conversão. Temos que nos converter para mudarmos nossas vidas e viver de fato o esse período transformador, novas obras. A Igreja nos propicia esse tempo para a conversão, mudança e renúncia…

 

O Nascimento de Jesus rompe com a “solidão” humana em ter Deus próximo. Mas esse nascimento é, antes de tudo, um presente de Deus para a humanidade. Como nos lembra o profeta Isaías nossas obras são como panos sujos e somos como a folha que, seca o vento leva. Somos impossíveis de alcançar a Deus. Sabendo disso, Deus “se dá” de presente e sendo presença na Humanidade quer mudar a nossa história.

 

Não sabemos quando Nosso Senhor voltará, mas devemos entender que sua volta não será uma ocasião de medo, mas de renascimento N’ele. Quando ele virá? Não sabemos. Mas estejamos preparados para que ele nasça em nosso coração neste advento.

 

 

 

 

 

Maria Regina Caeli intercedenti

 

Leituras:

 

Primeira Leitura (Is 63,16b-17.19b;64,2b-7)

Responsório (Sl 79)

Segunda Leitura (1Cor 1,3-9)

Evangelho (Mc 13,33-37)

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!