Igreja Una Santa Católica e Apostólica


Advento: 4 semanas para arrumar a minha manjedoura

02/12/2017 18:21

Advento: 4 semanas para arrumar a minha manjedoura

Clicou aqui procurando o significado dos símbolos natalinos né? Guirlanda, Árvore, Velas, Pisca-Pisca, Presépio… Sinto informar que não vai ser isso que encontrará nas próximas linhas… Não que isso não seja importante, mas agora gostaria de te convidar a parar uns minutos e experimentar de verdade o advento.

O Advento é um tempo litúrgico de conversão e espera, mas as vezes esquecemos disso. Por que?

Esquecemos porque estamos acelerados e achamos que já é Natal “quando toca a música de um grande magazine…”, mas não!!! O Natal é um tempo que devemos experimentar com intensidade! A Igreja no ano litúrgico nos faz uma proposta: Vamos VIVER o tempo de preparação desta grande festa? Não está entendendo? Vamos lá.

Imagine que você tem uma festa para fazer na sua família (Casamento, aniversário…) você precisa preparar essa festa. Antes do dia da alegria você terá experimentado a festa nos seus detalhes, na sua essência, se emocionado com tudo que você saberá que experimentará no grande dia. Ao fazer a lista de convidados, experimentar trajes, decidir cardápio... Esse é o convite que você recebe nesse tempo de preparação da Igreja: Vem preparar essa festa comigo.

Essa grande festa que esperamos é o Natal. O Nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Como ensina o Papa Emérito Bento XVI em seu livro Jesus de Nazaré: Um Fato que MUDA a história da Humanidade. O advento nos ajuda a viver essa grande festa no convite constante de conversão e mudança de vida.

Precisamos aprender a viver o tempo litúrgico. Perdemos muitos frutos espirituais com essa preguiça, esse desleixo em nos preparamos para as grandes festas da Fé Católica.

Jesus precisa nascer em nós no Natal. E isso requer renúncia e entendimento por parte de nós. Para isso gostaria de fazer uma proposta aos nossos estimados amigos e amigas do site A Fé Católica: Vamos nos preparar juntos neste Natal?

Gostaria de propor que nos próximas 4 semanas possamos arrumar o nosso estábulo interno. Arrumar com carinho a nossa manjedoura…

1 - Semana:
“Entender que esse encontro parte de Deus, não de mim.”


Sim. Jesus nasce e vem ao mundo pois ele QUER estar conosco. Ele quer estar em nossa vida e na nossa história. Cristo que ser tudo em todos. Então vamos começar uma boa confissão.


2 - Semana:
“Preparai o caminho”


Nessa segunda semana é importante para refletirmos: Estamos preparando o caminho para o Senhor? Tenho sido um verdadeiro servo? Estou a disposição do outro para anunciar a Cristo como aquele que nasce em meu coração? Então vamos nos comprometer com o Reino de Deus. Seja atuante para a vida de fé de alguém. Participe de sua comunidade paroquial.

3 - Semana:
“Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”


Nessa terceira semana vamos refletir sobre como estamos vivendo a nossa vida espiritual. Tenho sido humilde em reconhecer minha condição de pecador e necessitado desse amor de Jesus? Após a confissão e o exame de vida de oração já existem alguns compromissos possíveis para 2018? Faça metas simples (rezar o terço, participar da Santa Missa durante a semana, ser mais solícito com as necessidades da sua paróquia, etc…)

4 - Semana:
“'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!'”


Essa é a semana decisiva para se viver o advento: Jesus já está para nascer. Será que ele encontrará um coração diferente, acolhedor, dócil a sua vontade, configurado ao seu Divino querer?

Devemos lembrar que a entrega a Jesus é total… Que nós possamos conseguir viver essa entrega e nos deliciar com o advento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que possamos nos preparar bem e santamente para que em nossa “Manjedoura” o Menino-Deus seja acolhido e amado.

Maria Regina Caeli intercedenti

Texto: Marco Antônio Mesquita

Siga o nosso Instagram @siteafecatolica

 

—————

Voltar




Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!