17º Domingo do Tempo Comum

28/07/2013 15:20

Primeira Leitura Gn 18, 20-33/ Segunda Leitura Col 2, 12-21/ Evangelho Lc 11, 1-13

 

LECTIO DIVINA

 

O chamado ao diálogo com Deus através da vida de oração é um mandato forte do Senhor, mas ao mesmo tempo um dever de coerência com aquilo que se reza e como se reza.

Não é possível rezar com palavras se não se reza com a vida, vida de oração e vida cristã ordinária, estão profundamente interligadas e é impossível dizer que tenho minha vida de intimidade com Deus pela oração se não á tenho em profundidade na vida de cristão.

Paulo exorta profundamente ás práticas do legalismo religioso, mas ao mesmo tempo clama ao sentido cristão de estar pregado na cruz de Cristo, ou seja, existe uma coerência no desapego ao legalismo material judaico, com o ensinamento de uma espiritualidade de vida.

Abraão é um homem de oração, que intercede pelos justos e não pelos ímpios, por aqueles que poderiam existir no menor número possível nas cidades de Sodoma e Gomorra, que formassem uma assembléia no mínimo de10 pessoas, ou seja, pessoas de oração e vida, para que por elas as cidades não fossem destruídas, e sabemos que os anjos enviados não encontram, além da família de Lot, justos suficientes, para não destruir aquelas cidades. Pois a oração e a prática estão intimamente ligadas entre si.

O povo pede à Jesus: - ensina-nos á rezar, mestre!

E logo vêm o Pai-Nosso, que é uma oração intimamente ligada á ação (vida), se fazem pedidos à Deus, mas exige se coerência entre o pedir, o pedinte e o pedido; em sua forma, razão e conteúdo.

O que assombra o cristianismo nos dias de hoje é; esta falta de coerência entre orar + ação, no sentido de viver aquilo que se reza, podemos comparar desta forma: imagine o adúltero rezar á Deus para não ser descoberto, ou o ladrão para não ser preso e ainda o infiél para ter boa vida. Práticas estas muito comuns entre tantos, que já não unem mais a vida com a oração e só repete; Senhor, Senhor, mas jamais entrarão no Reino dos Céus!

 

Por Junior Mathias

Voltar